APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Filosofia para crianças responde a pergunta que Matthew Lipman se fez a partir da experiência como professor de filosofia na Universidade de Columbia (Nova York): Como melhor a capacidade de pensamento através da educação? Em outras palavras: Como pode a filosofia ajudar a melhorar a capacidade de realizar..

Ler mais

CONFERÊNCIA INAUGURAL: "ACOGER EL DESEO, VENCER EL MIEDO"

CONFERÊNCIA INAUGURAL: "ACOGER EL DESEO, VENCER EL MIEDO"

Marina Garcés (Barcelona, 1973) é filosofa. Seus livros mas recentes são Un mundo común (2012)...

Ler mais

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

Facultat de Lletres. UdG.

Ler mais

Filosofia para crianças responde a pergunta que Matthew Lipman se fez a partir da experiência como professor de filosofia na Universidade de Columbia (Nova York): Como melhor a capacidade de pensamento através da educação?

Em outras palavras: Como pode a filosofia ajudar a melhorar a capacidade de realizar juízos razoáveis em lógica, ética, estética e política?

Ou de outra forma: qual e o lugar que deve ter o pensamento filosófico em todos os âmbitos educativos, não só no universitário?

Assim nasceu, timidamente mas com força, a proposta de Filosofia para crianças. A partir de algo que faltava, duma necessidade, duma urgência. Era e é cada vez mais imprescindível educar as novas gerações nos princípios básicos para garantir a convivência e harmonia entre os seres humanos. É preciso uma boa dose de tolerância, respeito, serenidade e bom juízo para não acabar em frivolidades o extremismos, para não deixar-se levar por radicalismos e poder construir um futuro desejável para todas as novas gerações.

A filosofia significa reflexão, ponderação e avaliação de critérios e deve ter um lugar privilegiado na educação. O seu lugar esta aí, também nas universidades e nas instituições e publicações que contribuem luz para este reto fundamental que significa conviver.

Oferecer um espaço, um lugar a filosofia nas escolas pode ajudar, mas não assegurar, umas novas formas de relação baseadas no dialogo, despertando nas crianças e adolescentes um espírito critico, criativo e cuidadoso.

Filosofia, democracia e educação vieram sendo, da sua origem grega, uma tríade que deve repensar-se constantemente. E este e um momento especialmente delicado para esta conjunção.

Nós propomos que este Encontro seja um foro para pensar e propor estratégias para levar as aulas, que enriquece as práticas e nos permite debater sobre conceitos-chave, com o coração no passado e o olhar no futuro.